quinta-feira, 30 de julho de 2009

AGENDA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS DE SILVIA CASTRO!

Oi, amigos:
Segue minha agenda de contação de histórias: apareçam e divulguem...
Bjs

Silvia Castro

Agenda de Contação de Histórias - Silvia Castro
Local: FNAC (Barrashopping)
Horário: 16h
Evento Gratuito!


O folclore – conjunto de tradições da cultura de um povo – aporta na FNAC com muita história para contar... Com Silvia Castro e convidados. Participe!


01 de agosto - “A Moça e as Pérolas” e outras histórias. Uma jovem ganha de presente da mãe uma toalha e um pente mágico de onde brotam pérolas... Este é o mote para uma grande aventura. Além da narrativa a educadora Silvia Castro brincará de ciranda e outros brinquedos cantados – contos do folclore português.


08 de agosto - “Hurashima” e outras histórias. Um pescador fica dividido entre o amor que mora no fundo do mar, no Reino do Dragão, e a família, na terra. Além da narrativa a educadora Silvia Castro apresentará perguntas no jogo “O que é, o que é?” – contos do folclore japonês.


15 de agosto - “Os Sete Irmãos Sábios” e outros contos. Sete irmãos saem pelo mundo para encontrar um tesouro, mas devem obedecer a um pedido do pai: nunca brigar... Além da narrativa a educadora Silvia Castro apresentará parlendas e trava línguas às crianças – contos de tradição judaica.


22 de agosto - “A Moça e a Pedra” e outras histórias – Era uma vez uma jovem e um sonho... Para realizar tal sonho a jovem teria que lutar... Esta é uma narrativa que nos mostra a importância da perseverança. Além da narrativa a educadora cantará cantigas do folclore brasileiro – contos do folclore brasileiro.


29 de agosto - “O Tambor” e outras histórias – Um grupo de macaquinhos resolvem chegar à lua. Então, fazem uma pirâmide. Todos eles caem, menos um que ganha de presente da lua um tambor. Além da narrativa a educadora apresentará jogos do folclore brasileiro – contos do folclore africano.


SILVIA CASTRO é atriz, contadora de histórias e educadora. Desenvolve projetos de leitura na rede pública de ensino como professora regente de Sala de Leitura. Além disso, é contadora de histórias e atua em diversos projetos na rede SESC, na Livraria FNAC (desde anos de 2001), Livraria Argumento, Livraria Alegria das Letras, entre outras. Participou da abertura do projeto "Rio, uma cidade de Leitores" na ABL.

silviacastro66@hotmail.com

terça-feira, 28 de julho de 2009

Livraria Argumento - contando as fábulas adaptadas por Monteiro Lobato!

Amigos...
A roda de histórias ganhou o espaço da Livraria Argumento - Leblon e Barra...
Foi um sucesso que compartilho com vocês...
E que venham outras rodas!
Bjs
Silvia Castro

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Lançamento de Livro com Silvia Castro!


LANÇAMENTO DO LIVRO: "Fábulas" - Monteiro Lobato, com ilustrações de Alcy Linares

Sábado - 25 de Julho, 11h - Livraria Argumento do Rio Design Center.
Domingo - 26 de Julho, 11h - Livraria Argumento do Leblon.
As fábulas de La Fontaine e Esopo, recontadas por Monteiro Lobato, aparecem nessa edição narradas por Dona Benta e ilustradas por Alcy Linares. Esta é uma oportunidade ímpar para revisitar Monteiro Lobato e recriar a atmosfera lúdica do autor, através de uma boa contação de histórias. O universo mágico das fábulas, onde animais e objetos ganham as mais diferentes vozes e “vivenciam” inusitadas situações, possibilita que crianças e adultos soltem a imaginação e discutam valores diversos É como sentar em torno de nossa querida avô e ouvi-la puxando fio a fio os pontos da história, que vão nos conduzindo a uma viagem da qual saímos transformados... Cada narrativa representa uma mote para uma nova discussão. E são muitas as possibilidades e caminhos que a obra em questão nos dá. O que se pretende, então, através da ação de contar histórias é criar uma ponte entre o livro e os jovens leitores, aguçando-lhes a curiosidade. Depois de ouvir algumas histórias, com certeza, vão querer conhecer outras e outras, adentrando no universo do autor, da leitura, nesse exercício do ouvir, do olhar, do imaginar... Desta forma, finalmente, a ação do ouvir e ler histórias, acaba por realizar o que o autor preconizou quando disse: “Ainda acabo fazendo livros onde as nossas crianças possam morar”. Nossa infância toda está lá: basta abrir o livro para reencontrá-la.

Texto: Silvia Castro

Silvia Castro é atriz, contadora de histórias e educadora.

"Acredito no poder transformador das palavras..."